Perdendo a timidez

Você, provavelmente, já conhece o ditado que diz que “se continuar fazendo o que sempre fez, continuará a ter os mesmos resultados”. Isso quer dizer que, se você plantar feijão, irá colher feijão. Se você quiser colher milho, logicamente precisa primeiro plantá-lo.

Um hábito não se constroi do dia para a noite. É preciso tempo e muita paciência. Como dizem por aí: uma longa viagem começa com um primeiro passo.

Para atingir seu objetivo, você precisa começar. Parado você não ganha a corrida.

Se você é tímido, não gosta de ser tímido, e quer perder a timidez, infelizmente não tenho uma solução infalível para te apresentar. Mas posso tentar te ajudar, se você quiser se ajudar, claro.

Em 2008 desenvolvi um suposto método para se tornar mais extrovertido e perder a timidez em apenas uma semana. Grande bobagem. Duvido que realmente funcione.

Enfim.

Li em algum lugar que hábitos se criam em cerca de 21 dias, com ações diárias. Ou seja, de acordo com a teoria, se você passar fio dental nos dentes durante 21 dias seguidos, criará o hábito. Se você acordar às 6h todos os dias, durante 21 dias, criará o hábito de acordar cedo.

Então pensei em reformular o meu método contra a timidez. É simples, indolor e pode ser que te ajude.

Consiste na mesma ideia do método anterior: simplesmente cumprimentar pessoas.

Admito que ainda não tenho o hábito de cumprimentar as pessoas, e, por isto, muitas vezes passo a impressão de ser um cara chato ou arrogante. Vou tentar mudar isso. Se você também é assim, tente comigo. Não tenho ideia se isto realmente pode ajudar a perder um pouco da timidez, mas não custa tentar.

É o seguinte:

Durante a primeira semana de testes, cumprimente todos os dias ao menos uma pessoa desconhecida com um simples “Bom dia!” ou “Oi, tudo bem?” ou quem sabe apenas um “Oi”. Ao menos uma pessoa por dia. Na rua, na fila do banco, no ônibus, no metrô, em qualquer lugar.

Na semana seguinte, aumente sua meta e cumprimente no mínimo duas pessoas por dia.

A partir da terceira semana, cumprimente três ou mais pessoas desconhecidas diariamente.

É isso. Esse é o método.

Se ficar com vergonha num primeiro momento, tudo bem. Amanhã tem de novo.

O método funciona? Realmente não sei.

Prometo que vou testar.

About these ads